Acne aos 40: basta!

Estão na idade das primeiras rugas mas ainda lutam com espinhas. Conselhos de peritos.

Sophie Davaris

Publicado: 01.01.2018, 11:32 AM

“Quando uma mulher tem 30 ou 40 anos, ela pensa que já passou a idade das borbulhas”, testemunha o dermatologista Konstantine Buxtorf. Alguns pacientes não se conseguem olhar ao espelho”
div>GETTY

/figcaption>

“Nunca tive tanta acne como um adulto; deprimiu-me completamente. Havia dias em que hesitava em ir trabalhar porque tinha tanta vergonha do meu rosto. Foi um inferno. Hoje, a minha pele está muito mais danificada do que quando eu era adolescente”, suspira Laurence. Aos 40 anos, esta Genevan tem o mesmo discurso que muitas mulheres que sofrem de acne tardia. Os artigos médicos mencionam um fenómeno crescente. De acordo com cinco dermatologistas de Genebra, o fenómeno sempre existiu. Diz-se que afecta entre 15 e 20% das mulheres acima de 25,

“É um clássico”, observa o Dr Pierre Piletta. Uma patologia frequente entre os 25 e 45 anos de idade, que afecta bastante as mulheres na face inferior”. Os homens, menos preocupados, desenvolvem lesões nas costas. “Ouvimos falar de um aumento, mas não é confirmado pelos números”, entrega o Professor Wolf Boehnke, chefe do Departamento de Dermatologia dos Hospitais Universitários de Genebra (HUG).

“Um verdadeiro desconforto”

Crescimento ou não, “este problema pode ser extremamente embaraçoso”, continua o Dr. Jean-Pierre Grillet. “Aos 30 ou 40 anos, uma mulher pensa já não ter idade suficiente para ter espinhas, confirma o seu colega Konstantine Buxtorf. Alguns pacientes já não se podem olhar ao espelho. Aos 32 anos, Adele viu aparecer borbulhas no rosto e nas costas quando deixou de tomar a pílula. “Fez-me sentir tão consciente de mim próprio que toda a minha atitude mudou. Eu disse a mim mesmo que isto era tudo o que as pessoas podiam ver”. Para a jovem mulher, a questão vai muito além do problema cosmético: “Não é como um nariz torto ou um pouco obeso, um pequeno defeito que pode ter o seu encanto. A acne está a desfigurar e faz com que pareça desgrenhado. Mergulhou-me num verdadeiro mal-estar… Um inferno”

Inferno? A comitiva ou a profissão médica nem sempre parecem tomar a medida deste sofrimento. No entanto, existem soluções. Antes de agir, o Dr. Buxtorf gosta de identificar a origem do mal: “Muitos factores podem induzir uma perturbação hormonal que leva à acne. Pode ser parar a pílula, uma mudança no estilo de vida ou um stress intenso no trabalho”. Os factores genéticos desempenham um papel. O mesmo acontece com o tabaco. Após longos debates sobre dieta, a Sociedade Francesa de Dermatologia não recomenda nenhuma dieta específica, mas nota, no entanto, que os produtos lácteos consumidos em quantidade agravam a acne, tal como os alimentos açucarados.

Equilíbrio hormonal

Então o que fazer? Konstantine Buxtorf aconselha primeiro a melhorar os cuidados diários: lavar com produtos de higiene pessoal suaves, evitar os removedores de maquilhagem oleosa, cremes de dia e de noite. “É preciso deixar a pele respirar. A maquilhagem inadequada pode manter o círculo vicioso; é melhor escolher produtos de uma farmácia”. A este respeito, o HUG oferece uma oficina especializada em maquilhagem para pele com tendência para o acne.

Tratamento médico depende da gravidade e da natureza do problema. “Nas mulheres adultas, a acne pode estar ligada à síndrome do ovário policístico devido ao hiperandrogenismo”, diz Pierre Piletta. Isto pode andar de mãos dadas com o aumento do crescimento do cabelo, queda de cabelo e desregulamentação do ciclo. A acção endocrinológica orientada pode ajudar a controlar a situação.

Mas para um grande número de mulheres, não existe hiperandrogenismo. Num crescendo de cuidados, os dermatologistas prescrevem primeiro tratamentos locais – vitamina A e cremes retinóides, por vezes combinados com um antibiótico. Se isto não for suficiente, pode-se aconselhar a toma da pílula – a não fumadores sem historial de trombose.

Isotretinoína, a mais eficaz

Fronte da acne mais rebelde, a solução mais eficaz continua a ser a isotretinoína oral, o famoso Roaccutane tão criticado pelos seus efeitos secundários. Como lembrete, este medicamento pode causar malformações fetais; não deve ser tomado se quiser engravidar (ou se já estiver grávida) e a sua prescrição deve ser combinada com contracepção eficaz. Uma vez que este tratamento também pode afectar o funcionamento do fígado e dos lípidos no sangue, o médico deve assegurar um controlo regular. Finalmente, a substância tem sido associada a perturbações do humor e depressão em adolescentes. O suficiente para causar um fenómeno de rejeição generalizada.

A isotretinoína é prescrita hoje em dia com muitas precauções. “É um debate apaixonado. Temos de ter cuidado, sem demonizar ou trivializar esta droga”, considera Pierre Piletta. “Oferece excelentes resultados. Alguns doentes tomam-no em doses muito baixas. Há muito considerados como homeopáticos, eles provaram a sua eficácia”, conclui Jean-Pierre Grillet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *